O Movimento Interrompido em direção aos pais
O movimento interrompido em direção aos pais também é um conceito que faz parte da abordagem terapêutica das constelações familiares, desenvolvida por Bert Hellinger.
De acordo com Hellinger, o movimento interrompido em direção aos pais se refere a um padrão inconsciente de comportamento em que um membro da família se distancia emocionalmente de seus pais ou ancestrais, muitas vezes sem uma razão aparente. Esse movimento pode ser causado por eventos traumáticos do passado, como mortes precoces, violência, abuso ou exclusão, que foram suprimidos ou negados e que afetam negativamente o relacionamento do indivíduo com seus pais ou familiares, podendo trazer também outros desdobramentos negativos a sua vida.
Muitas vezes o abandono de um pai ou de uma mãe desenvolve um profundo ressentimento na pessoa, levando-a a uma desconexão com a força do seu sistema familiar como um todo.
Além disso, a dor emocional gerada é reprimida ou “congelada” e muitas vezes, essa dor acaba sendo posteriormente recriada em outras situações da sua vida afetiva.
Para superar o movimento interrompido em direção aos pais, é necessário reconhecer a dor que lhe fora causada no contato com um ou ambos os pais e aprender a acolher a sua criança interna ferida.
Através da Constelação Familiar é possível entrar em contato com dinâmicas ocultas, cujas informações auxiliam a pessoa a ressignificar a sua história, integrando mesmo essa parte mais difícil e dolorosa.
Desse momento em diante é possível enxergar a sua vida a partir de uma nova perspectiva, assim como as dificuldades e empecilhos de seus pais, liberando-os e libertando-se também.
Bert Hellinger nos diz que não há o que perdoar e sim o que compreender e ao compreender muitas das dinâmicas ocultas do nosso sistema familiar podemos restabelecer o fluxo com os nossos antepassados, tomando deles aquilo que puderam oferecer, ainda que tenha sido apenas a vida.
Mesmo que a consciência dos nossos pais não mude, podemos tomar a vida que nos deram, deixando com eles seu destino e assumindo o nosso com poder e autorresponsabilidade
Dessa forma, tornamo-nos capazes de seguir em paz e livres para construir um novo viver.
REFLITA
- Você guarda mágoas do passado e manifesta ressentimentos em relação aos seus pais que possam estar atrapalhando a sua vida hoje?
- Você acredita que enquanto os seus pais não mudarem, reconhecendo o mal que lhe fizeram, você também não poderá liberar seus sentimentos negativos em relação a eles?
- Você tem dificuldade em dar e receber amor das pessoas? Recria situações de abandono e traição em seus relacionamentos afetivos? Tem medo de se entregar a outra pessoa ou foge de vínculos duradouros?
- Você procura viver de uma forma mais racional, distanciando-se das próprias emoções e sentimentos ou ainda desqualifica os dos outros?
Quer constelar doenças na visão sistêmica e não sabe como? Entre em contato conosco pelo whatsspp