Pular para o conteúdo

Constelação Familiar: O que é e quais são os benefícios?

Alguma vez você já pensou como seus familiares impactam e influenciam, seja positivamente ou negativamente, seus comportamentos e atitudes?

Aquela discussão com o seu tio almoço de família, ou aquela mágoa antiga com o seu primo que vem desde a época da adolescência, podem influenciar em como você age hoje em dia…

Questões mal resolvidas e mágoas acumuladas entre parentes, mesmo envolvendo aqueles que já partiram há tempos, podem gerar dor, sofrimento e ruídos nos relacionamentos que atravessam gerações.

Para romper esse ciclo ruim, a técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser um recurso benéfico, rápido e eficiente.

Constelação Familiar Sistêmica: O que é?

 

Todos nós, independente de crenças, possuímos características e cargas emocionais que muitas vezes não entendemos a origem.

Isso faz com que você acabe agindo, em certas situações, de forma que gere uma certa estranheza em você mesmo.

Sabe aquela situação que logo depois você pensa: “Nossa, mas por que eu falei isso?”…

Essa dificuldade é resultado de nossos sistemas familiares e é isso que a Constelação Familiar estuda.

Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é um método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações.

Esse método mostra que existe uma repetição de comportamentos, mesmo que de forma inconsciente.

Ou seja, muitos dos seus problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados a outros familiares que passaram por algo parecido. E isso mesmo que você nunca tenha os conhecido!

Hellinger propôs que há uma “consciência de clã” em todos nós, que é norteado por simples “ordens arcaicas” ou “ordens do amor”, que referem-se a três princípios norteadores:

1 – a necessidade de pertencer ao grupo ou clã;

2 – a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos;

3 – a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã.

Esse método é classificado como Prática Integrativa e Complementar (PIC) pelo Ministério da Saúde.

A terapia complementar é um tipo de prática que visa prevenir ou ajudar no tratamento de doenças ou condições adversas de saúde.

São técnicas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), baseadas em conhecimentos tradicionais usados de forma integrada à medicina convencional.

A constelação familiar pode substituir a terapia? O que ela busca resolver?

 

A Constelação Familiar é um trabalho complementar na Área da Saúde física e mental e como tal atua em conjunto com os diferentes tratamentos médicos e psicoterápicos convencionais.

A aplicação é muito abrangente, mas a maior parte das problemáticas trabalhadas é em questão dos emaranhados que estão ligados à relação que as pessoas têm com os pais, como a dificuldade de deixar de reproduzir padrões negativos.

Exemplo: O pai era extremamente grosseiro com a mãe e outras mulheres. O filho acaba “herdando” esse traço e mesmo sabendo que isso não é o ideal para o casamento dele, ele não consegue deixar de ser grosseiro.

Também é comum a utilização da Constelação Familiar para problemas de saúde.

Além disso, dificuldades no emprego e no meio profissional, bem como problemas financeiros, são trabalhados pela constelação familiar.

 

Todo mundo pode fazer constelação familiar?

 

A Constelação familiar quando aplicada com responsabilidade e competência, por parte de profissionais capacitados e experientes não oferece riscos nem contra indicações aos indivíduos.

Uma vez que se trata de um trabalho sistêmico poderá ser inclusive solicitado por um parente próximo de uma pessoa que esteja incapacitada, física ou mentalmente ou não tenha maturidade para assistir como no caso das criança.

Gostei e quero constelar minha família, todos precisam participar?

 

Familiares, mesmo os envolvidos no problema do constelado, não precisam participar.

Até porque, às vezes vêm à tona questões envolvendo parentes já falecidos.

Só que o fato de a pessoa não estar presente ali não significa que não surtirá efeito para o constelado, e para a família como um todo.

Entre em contato conosco e agende a sua Constelação Familiar:

> Clique aqui para entrar em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *